© 2012 : Privacy Policy

© 2012 : Privacy Policy

Uma fonte de energia que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e possui uma boa parcela de participação na matriz energética brasileira.

 

A energia eólica apresenta diversos fatores positivos para a sua implementação como custo, área reduzida para implantação, boa combinação com outras fontes, menor tempo de construção e alto potencial disponível a ser explorado.

 

A geração de energia eólica depende de diversas características, como situação geográfica, condições climáticas, inclinação do terreno, rugosidade da superfície, altitude, vegetação, umidade relativa do ar, entre outros.

 

Produza a sua própria energia

ENERGIA EÓLICA

 

De acordo com o Atlas brasileiro de energia eólica (MME, 2001), nosso país tem um potencial para gerar em torno 143 GW ou 272 TWh/ano apenas por essa fonte, o que equivale ao abastecimento de aproximadamente 110 milhões de residências com energia elétrica.

 

A Satis utiliza aerogeradores de pequeno a médio porte, testados antes da instalação para assegurar a qualidade e selecionados conforme a sua necessidade. Esses equipamentos podem ser de dois tipos:

 

 

                                Eixo Vertical                                                                                 Eixo Horizontal

• Sistemas ligados à rede elétrica (sistemas on grid): o sistema conta com o inversor que transforma a corrente contínua em corrente alternada para ser injetada na rede elétrica nacional. A energia elétrica é medida no local de produção pelo sistema de medição eletrônica e no caso de não se consumir toda a energia gerada, o consumidor deverá observar o que estabelece a legislação de mini e microgeração de energia distribuída.

Instalação de mini aerogeradores – de 1,5 kW até 150 kW

 

Fonte: Pereira, I.O.G, 2011

Fonte: Pereira, I.O.G, 2011

Mini parques eólicos – de 150 kW a 1 MW de potência instalada

Este tipo de solução proporciona um ótimo custo benefício por requerer pouco espaço em relação à quantidade de energia produzida. De forma geral, a concentração de turbinas em mini parques reduz os custos de manutenção.

 

São elaborados projetos de plantas com mais de 5 turbinas, de eixos horizontais ou verticais.

 

Durante as fases de análise de viabilidade, planejamento e projeto verificam-se as melhores condições para a implantação deste tipo de empreendimento.

 

O ideal é que sejam locais que já possuam uma infraestrutura disponível como estradas de acesso, linhas de transmissão e área suficiente  para instalação das torres. Por exemplo: plantas de fábrica que dispõem de espaço para a instalação de mini turbinas para suprir a sua necessidade de demanda de energia elétrica

Sistemas de Iluminação

 

Atende situações onde é necessário iluminar estradas situadas em áreas remotas onde não há disponibilidade de rede convencional de energia elétrica.

 

Neste tipo de solução, são instalados sistemas híbridos compostos por mini turbinas eólicas e placas fotovoltaicas.

 

Este tipo de sistema também pode ser utilizado como energia complementar para gerar energia elétrica em locais onde são necessárias atividades sociais noturnas, como escolas, clubes, ginásios de esportes, estádios de futebol, entre outros.

 

Rio de Janeiro • Brasil

55 21 3492-7282

• Micro turbinas instaladas sobre telhados: de acordo com o potencial de vento local, são avaliados os pontos mais favoráveis, inclinação adequada e a estrutura da cobertura onde os equipamentos serão instalados com suportes devidamente testados para receber o sobrepeso e as vibrações da turbina.

• Áreas isoladas sem rede elétrica (sistemas off grid): o sistema deve contar com o uso de baterias para armazenamento de energia elétrica para utilizada posteriormente, havendo a necessidade de se instalar um dispositivo para controlar a carga em sistemas de pequeno porte, para que não danifique a bateria por descarga ou sobrecarga.

 

O ideal é que se instale este tipo de sistema onde há um bom potencial para geração de energia eólica, como na região Nordeste do Brasil.