© 2012 : Privacy Policy

© 2012 : Privacy Policy

A energia hídrica, comparada aos outros recursos, é a que proporciona o grau mais elevado de eficiência energética, devido a diversos fatores, sobretudo, às altas vazões dos rios, principalmente pelo fato do Brasil ser um dos países com maior potencialidade hídrica, o 3º no ranking mundial.

 

Nas últimas décadas, com o consumo cada vez mais crescente na esfera nacional por parte das classes consumidoras residencial e comercial houve um aumento expressivo da demanda de energia elétrica, a princípio atendido em maior parte por essa fonte.

 

 

Produza a sua própria energia

Rio de Janeiro • Brasil

55 21 3492-7282

ENERGIA HÍDRICA

A energia hídrica (PCH e UHE) tem a maior colaboração na matriz energética brasileira, participando com 77% de toda a capacidade instalada para geração de eletricidade em 2010 (EPE, 2012), mas esta proporção praticamente se mantém até 2020 devido a participação de outras fontes de energia.

 

Além desta forma mais conhecida de se obter energia elétrica dos recursos hídricos, existem outras soluções de engenharia hidráulica, bastante difundidas e utilizadas em casos de menor consumo.

 

Devido à experiência da Satis na área ambiental, são procuradas as melhores alternativas para que os empreendimentos causem o menor impacto ambiental para obter o melhor benefício da fonte de geração de energia:

• Roda d’água: Conjunto formado pela roda que funciona como máquina motriz para acionar uma bomba hidráulica ou de pistão.

 

Ideal para locais que tenham pequenos cursos d’água ou em sistemas de reuso ou descarte de efluentes, onde exista queda d’água.

 

O acionamento da roda pode ser de três formas: água impulsora caindo sobre a roda, acionada por baixo ou sobre flutuadores.

• Carneiro Hidráulico: aparelho de grande utilidade, principalmente em sítios e fazendas para abastecimento de água.

 

Essa bomba de aríete hidráulico também tem a função motriz e é muito simples porque depois de instalada, trabalha dia e noite sem interrupção.

 

Além de sua praticidade, este tipo de bomba tem um custo mais baixo devido a sua simplicidade de manejo e à isenção de manutenção.

Fonte: Carvalho, J.A, 2011

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

• Microcentrais hidrelétricas e Minicentrais - CHG's: projetos de centrais hidrelétricas de pequeno porte.

 

Este tipo de geração de energia, comparada a outros recursos e soluções, apresenta um fator de capacidade mais alto, entre 50% e 90%, além de gerar uma quantidade maior de energia elétrica.

 

Durante a fase de planejamento e execução do projeto, os aspectos ambientais são exaustivamente estudados pela SATIS para que se encontre o melhor equilíbrio entre três aspectos muito importantes para a implantação do empreendimento: técnico x ambiental x econômico, a fim de se obter a alternativa ótima para o projeto.

Desenvolvemos projetos do seguinte porte:

 

→ Microcentral: até 100kW de Potência Instalada

 

→ Minicentral – CGH: de 100 kW < PI ≤ 1000 kW ou 1 MW